Pão de Sal
Pão de Sal

Ingredientes

  • 1 xícara farinha de arroz
  • 1/2 xícaras polvilho doce
  • 1,5 colheres de chá goma xantana
  • 3/4 colheres de chá sal
  • 1 colher de sopa açúcar demerara
  • 3/4 xícaras água morna
  • 5 gramas (g) fermento biológico seco (equivale a meio sachê do tipo que se encontra no comércio)
  • 1 colher de sopa margarina sem leite ou gordura de palma derretida
  • 1,5 colheres de sopa água da conserva de grão de bico ou ervilha (aqua faba) Líquido contido em uma lata (ou caixinha) de grão de bico ou ervilha de 280g (peso total)
  • 1/2 colher de chá vinagre de maçã

Modo de Preparo

  1. Preparar um tabuleiro, forrando com tapetes de silicone ou untando com margarina sem leite e polvilhando com farinha sem glúten,
  2. Começar a misturar em vasilha de tamanho médio a farinha, o polvilho, a goma xantana e o sal.
  3. Em uma vasilha pequena, misturar a água morna, o açúcar e o fermento. Deixar repousar até que se forme aquela espuma sobre a mistura, indicando que o fermento está ativo.
  4. Na vasilha onde estão os ingredientes secos, misturar a margarina sem leite (ou a gordura de palma) derretida e o vinagre, batendo na batedeira em velocidade baixa com o batedor em forma de pá.
  5. Incorporar à esta mistura o fermento com a água e o açúcar, passando à velocidade média. Bater por 2 minutos.
  6. Em outra vasilha, bater a água da conserva de grão de bico (ou ervilha) com um garfo ou fouet, até que fique com a aparência de uma espuma leve,
  7. Acrescentar essa espuma à massa já batida, batendo em velocidade baixa por pouco tempo, até incorporar à mistura.
  8. Untar com óleo uma colher de sopa ou de arroz. Usar a colher untada para pegar as porções da massa e colocar no tabuleiro já preparado. Cada porção será um pãozinho. Tomar o cuidado de limpar a colher com um papel toalha e unta-la novamente a cada vez que for pegar uma nova porção (pão).
  9. Quando todas as porções estiverem no tabuleiro, preparar uma faca da mesma forma que a colher foi preparada anteriormente e dar um corte longitudinal de pouca profundidade em cada um dos pães. A faca também deve ser limpa e untada a cada corte feito.
  10. Deixar crescer por 25 minutos. Antes de completar este período, pré-aquecer o forno a 200ºC.
  11. Colocar o tabuleiro no forno. Usando um borrifador, espirrar água nas paredes e no fundo (o “chão”) do forno até que se forme uma nuvem leve de vapor – não borrifar sobre os pães.
  12. Após 15 minutos de cozimento dos pães, o que corresponde à metade do tempo usado par assar os pães, repetir o procedimento com o borrifador. Aguardar mais 15 minutos antes de retirar os pães do forno.
  13. Deixar os pães esfiarem sobre uma grade antes de consumir.

Fornecemos ingredientes selecionados diretamente na sua casa!

Para saber mais clique aqui!